![](https://images.adsttc.com/media/images/5cca/942d/284d/d128/3b00/031f/newsletter/PLANE-SITE_Building_Images_Img_3_(c)_PLANE%E2%80%94SITE.jpg?1556780071)
Antes das redes sociais surgirem, edifícios eram publicados em revistas, editados e refinados segundo as preferências dos arquitetos que os projetaram. Hoje, as revistas foram ofuscadas por novas plataformas muito mais influentes e que não estão no controle dos arquitetos. A comunicação digital transformou o modo como as pessoas veem e interagem com a arquitetura, oferecendo aos profissionais novos pontos de vista sobre como projetar seus edifícios.
A PLANE—SITE, uma agência global dedicada a estudos relacionados aos espaços sociais e cultura urbana, produziu um vídeo que analisa o impacto das redes sociais nos escritórios de arquitetura. Intitulado Building Images, o vídeo mostra as opiniões de profissionais do OMA/AMO e UNStudio, dois escritórios com abordagens muito distintas em relação às redes sociais, que explicam como estas novas plataformas os têm ajudado a compreender seus projetos de modos nunca antes possíveis.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5cca/9423/284d/d18e/0000/007f/newsletter/PLANE-SITE_Building_Images_Img_2_(c)_PLANE%E2%80%94SITE.jpg?1556780060)
Postagens em redes sociais têm desafiado, inspirado e guiado a prática contemporânea de arquitetura. Além de usarem os edifícios e paisagens urbanas como pano de fundo para fotografias, o uso de georreferenciamento e das hashtags têm ajudado os arquitetos a desenvolver uma análise pós-ocupação mais precisa e completa.
O vídeo foi produzido para o World Architectural Festival 2018, onde a PLANE—SITE coordenou um painel de discussões sobre redes sociais e arquitetura contemporânea.